Seguidores

quinta-feira, dezembro 08, 2011

A Borboleta

             Olavo Bilac



Trazendo uma borboleta,
Volta Alfredo para casa.
Como é linda!  É toda preta,
Com listas douradas na asa.

Tonta, nas mãos da criança,
Batendo as asas, num susto,
Quer fugir, por fim, cansa,
E treme, e respira a custo.

Contente, o menino grita:
É a primeira que apanho,
Mamãe vê como é bonita!
Que cores e que tamanho!

Como voava no mato!
Vou sem demora pregá-la
Por baixo do meu retrato,
Numa parede da sala.

Mas a mamãe, com carinho,
Diz: Que mal te fazia,
Meu filho, esse animalzinho,
Que livre e alegre vivia?

Solta essa pobre coitada!
Larga-lhe as asas, Alfredo!
Vê como treme assustada…
Vê como treme de medo…

Para sem pena espetá-la
Numa parede, menino,
É necessário matá-la:
Queres ser um assassino?

Pensa Alfredo…  E, de repente,
Solta a borboleta… 
E ela abre as asas livremente,
E foge pela janela.

Assim, meu filho! 
Perdeste a borboleta dourada,
Porém na estima cresceste
de tua mãe adorada…

Que cada um cumpra a sorte
Das mãos de Deus recebida:
“Pois só pode dar a Morte,
Aquele que dá a Vida

***

2 comentários:

  1. Amei, muito bom minha querida, por isso que admiro as borboletas, beijinhos fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. ...olá!...eu acredito nos encontros, porque acredito nas borboletas....
    Obrigado pelos comentários carinhosos em meu blog, fiquei muito honrado e emocionado.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir

Nada é pequeno e sem valor, quando é feito com Amor!
Fico muito, muito feliz quando você deixa um comentário.